terça-feira, 21 de julho de 2009
FELIZ DIA DO AMIGO!
"Como felizmente não tenho dom de ler pensamentos, não me preocupo em ter amigos, me preocupo em ser amigo. Dessa forma consigo abraçar quem me detesta e ajudo a quem não faria por mim o mesmo."
(Autor desconhecido)
Amizade...amizade...
Um tema bonito e complicado pra se falar. Eu sou uma pessoa de muitos amigos, graças a Deus! Mas pra chegar ao número que cheguei dei um bocado de cabeçadas, e ainda continuo dando. Recentemente me dediquei e descobri que fui explorada, tudo bem...Uma amiga ao saber da história me chamou de lesa. Tudo bem, também, eu até concordo, mas é bom que fique claro que os lobos se disfarçam em peles de cordeiro, e quando alguém vai nos enganar não nos avisa previamente. Concordam? A pessoa chega como uma raposa, te cativa, se faz de tua amiga e até vive contigo momentos bem legais, do tipo "nada que desabone a conduta"; daí um belo dia a máscara cai e tu descobres que aquele ser não era teu amigo? Fazer o quê? encher a cara do cara de pau de porrada? Chegar com ele e elogiar a mãe dele e todas as suas três gerações de parentesco? De que adianta?
Meus irmãos de aquário, só o fato de tu seres diferente dele já te faz melhor que o maldito. E pra quem tem fé vale lembrar que Deus não dorme e que se tu fizeres a tua parte já tá de ótimo tamanho. A única coisa que podes fazer é dizer adeus ao energumino e deixar que o ser se reduza a sua mediocridade. Tem mais, se tu tiveres outros tantos e bons amigos que falta te fará alguém que não te serve? Apenas lamente e peça a todas as forças do universo que te mantenha bem longe do falsário. E quanto aos bons, preserve-os, ame-os, compartilhe bons momentos com eles, como assistir ao episódio fantástico do pôr do sol; como cantar em alto e bom som aquele forró do Aviões ou as canções de Chico Buarque; como tomar uns chopps e após ficar um tanto quanto afetados dançar a Macarena e falar mal de todo mundo, chamar o garçon de Alfred e o flanelinha de amigo (só se for da onça) e xingar o motorista do lado. Você pode também, do nada, deixar um recadinho no orkut, mas não vale aqueles pré fabricados, pode ser um depoimento. Aliás, vou abrir um parêntese aqui pra falar sobre essa rede de relacionamentos.
O orkut é um troço complicado para se ter um amigo, porque tu sais por aí adicionando Deus e todo mundo e num belo dia de sol tu descobres que foste excluído...daí fica com aquela cara de caneco se perguntando: o que foi que eu te fiz? Ou então tu deixas um recado e após 27 dias descobres que não te responderam, mas em compensação marcaram barzinho com a metade dos teus amigos em comum. Pra piorar, no dia seguinte...lá estão as fotos da galera animadíssima tomando todas e tu te sentindo o pior dos seres e imaginando todas aquelas situações que descrevi anteriormente vividas por eles. Malditos! Eeeeeeei, como diria a filósofa alcólatra Aline Rodrigues: "Te toca, otária!". Esqueça! Quem não tem vocação pra ser amigo nem com reza braba muda ou tem o discernimento pra perceber que tá te fazendo mal, ou ainda é mau caráter mesmo e fez de propósito.
Aprenda uma, nêga. Ninguém tem obrigação nenhuma contigo. Muito menos de ser teu amigo, de te fazer um favor, de ser legal com a senhora. Bom caratismo não se aprende na escola é questão de personalidade, se tem ou não. Mas fica tranquila, até quem não presta tem amigos, então, legal ou não tu deves ter os teus e amigo, quando é de verdade é uma bênção. Te faz sentir saudade, te faz sentir bem, te diz verdades mesmo que doídas. Não se iluda com o amigo maravilhoso que acha lindas as barbaridades e merdas que tu fazes. O amigo de verdade vai te mandar pra casa do caralho quando achar que estás merecendo e nem por isso tu vais deixar de ser amiga dele, porque quando estiveres fudida ele vai te fazer companhia, te dar abrigo, consolo e até te emprestar dinheiro. Vai chegar com aquele filme maravilhoso (A outra), uma pipoca de microondas e uma coca de 2,5 litros pra vocês assistirem e arrotarem juntos (nojento!). Vai dividir suas angústias; vai te achar linda com aquela roupa que tu detestas e que te deixa enorme; vai xingar tua maquiagem exagerada e dizer que estás a cara das plocs do Super Pop; vai te emprestar aquele livro de linguística pra fazeres a tua monografia; vai te buscar no aeroporto depois da viagem dos teus sonhos; vai oferecer um cantinho acolhedor em sua casa, onde juntas vocês passarão madrugadas a fora conversando sobre os mais variados temas; vai ouvir tu falares mil vezes daquele filho da puta que tu amas e que não te quer de jeito nenhum; vai guardar aquele segredo que tu não contaste nem pro Jonas nas noites de frio; vai te ligar pra te dizer eu te amo e não sou gay; vai lembrar de ti toda vez que ver algum souvenir da Pucca; vai te emprestar dinheiro enquanto estiveres lisa; não vai desistir de ti mesmo que tu namores um ser insuportável que implica justamente com os amigos e a família; vai te convidar pra ir pra Salinas porque faz questão da tua companhia; vai cozinhar pra ti mesmo sendo uma Pati e detestando cozinha, enfim...Vai ser justamente aquela pessoa que vai fazer na tua vida uma enorme diferença.
Portanto, mais importante que ter um amigo é...ser amigo.
Seja amigo, mesmo que apareça alguém pra te cahmar de lesa. Rsrsrsrs
Beijos e queijos!
Clau Soares
segunda-feira, 20 de julho de 2009
Sobre a felicidade...
Na sexta-feira passada recebi um email (mais um email) que fala sobre a tal da felicidade. Desconheço sua autoria, mas o autor descreveu meus pensamentos, aquilo que insistentemente e incansavelmente repasso aos que gosto: você é o único responsável pela sua felicidade! E como o desconhecido escreveu: "a felicidade é um fardo pesado demais para que você o coloque nos ombros de alguém". É um fardo que cabe a você e, somente a você, carregar. É uma responsabilidade da vida que Deus lhe deu. Você deve ser feliz mesmo quando não está. Ser feliz. Essa é a obrigação do seu estado de espírito! Talvez você esteja pensando neste momento..."é, mas, as vezes não tem como, não dá!" E eu digo: é claro que sim! Pode ser que você não esteja passando por um momento legal, bom, mas, ainda assim você é feliz, sim! É apenas o momento que não está lhe favorecendo felicidade, mas você, ser feito de carne, osso e alma, é. Imagina se lhe fosse imputada a infeliz tarefa de depender dos outros ou de uma situação específica como ter um filho ou amigo pra poder ser feliz?? O que seria de você? De que vale a sua vida se você se presta a dizer que não é feliz porque ainda não conseguiu o emprego dos seus sonhos, o carro dos seus sonhos, a pessoa dos seus sonhos? E daí? E se essas coisas demorarem a acontecer em sua vida, você assumirá o papel do infeliz? O que você fará até que esses motivos de felicidade se tornem reais? Falo por experência própria. Quem me conhece sabe o quanto as coisas demooooram a acontecer em minha vida, e são essas mesmas pessoas que me olham nos olhos quando me veem cantando ou contando histórias engraçadas e dizem: "estás tão feliz. O que foi que te aconteceu?". A resposta sempre lacônica e direta causa espanto: nada. E precisa? Eu não preciso ter um motivo específico para ser feliz. O fato de estar viva é suficiente pra eu ser feliz. Tô errada? É claro que não. Errado estão os que ainda não se encontraram. Que passam a vida espraguejando o vento, a chuva, os outros, os governantes, a falta de dinheiro...enfim o mundo. Ser feliz, minha gente, é um estado de espírito, é uma obrigação.
Outro dia cantarolava uma música romântica e uma pessoa de língua afiadíssima perguntou em tom irônico: "mas... pra quem estás cantando?", alegando o fato de eu estar sem namorado. Siiimmm, cantar uma bela canção, emocionada, é privilégio dos pares? Sei que não é tarefa fácil mas, meus amigos de escorpião, eu canto como se estivesse vivendo o amor da minha vida quando, na verdade, estou só. Eu não dependo do outro pra ser feliz! Minha felicidade não depende da sua. Minha educação, sim! Mas a minha felicidade, jamais!
Portanto, seja feliz! A hora e o momento é agora, já!
A obrigação é sua!
A responsabilidade é sua!
A decisão é sua!
Outro dia cantarolava uma música romântica e uma pessoa de língua afiadíssima perguntou em tom irônico: "mas... pra quem estás cantando?", alegando o fato de eu estar sem namorado. Siiimmm, cantar uma bela canção, emocionada, é privilégio dos pares? Sei que não é tarefa fácil mas, meus amigos de escorpião, eu canto como se estivesse vivendo o amor da minha vida quando, na verdade, estou só. Eu não dependo do outro pra ser feliz! Minha felicidade não depende da sua. Minha educação, sim! Mas a minha felicidade, jamais!
Portanto, seja feliz! A hora e o momento é agora, já!
A obrigação é sua!
A responsabilidade é sua!
A decisão é sua!
Clau Soares
Assinar:
Postagens (Atom)