sábado, 20 de outubro de 2012

Círio

A fé é um exercício pra vida inteira. Muitas e muitas vezes, eu me distancio incrivelmente dela, 

achando que posso resolver tudo sozinha. Não é raro nessas ocasiões, na verdade é bastante 

comum, eu me atrapalhar toda num turbilhão de emoções que me drenam a energia e o sorriso. 

Mas, toda vez que consigo acessá-la, de novo, tudo se modifica e se amplia na minha paisagem 

interna. (…) Então, faço o que me cabe e entrego, mesmo quando, por força do hábito, eu ainda dê 

uma piscadinha pra Deus e lhe diga: “Tomara que as nossas vontades coincidam”. Faço o que me

 cabe e confio que aquilo que acontecer, seja lá o que for, com certeza será o melhor, mesmo que 

algumas vezes, de cara, eu não consiga entender. Ana Jácomo


Mais um outubro, mais uma Círio pra relatar. Você precisa vir a Belém pra sentir, já que não é possível explicar, é desnecessário querer entender. Você verá uma cidade em festa, uma cidade recoberta pela fé, pela devoção e por uma energia de paz tão intensa, que ainda que estejas com os dias miúdos, te fara forte. Você vai chorar sem saber porquê e será tomado por uma emoção tão intensa que não saberá mais viver sem. O Círio se descortina por entre essas emoções.
Este ano tive a felicidade de participar, dentre as 13 romarias, da fluvial, acompanhada por grandes amigas. E foi lindo!
Eu olhei pra mãe com o menino no colo e ela me disse: "Recebe a paz, minha filha. Segue tua vida, resiste aos percalços e descalça as sandálias somente em solo sagrado. Você não há de perder sua condição primeira: você é filha de Deus e o mais é mais"
Depois não houve mais nada que não fosse agradecer diante daquele céu imensamente azul e em festa. Lindo. Divino. E ali, diante de todo aquele clima e depois de tanto e tanto tempo eu chorei. Quando me dei conta, minhas lágrimas já se misturavam às águas do rio. Intensas, fortes, gratas pelas coisas que Deus colocou e pelo que tirou do meu caminho, da minha vida. Ele tudo sabe.
O Círio é assim. Segundo o Pe. Fábio Jesus antecipa seu nascimento dois meses antes aqui em Belém. Ele primeiro nasce aqui para dois meses depois nascer para o mundo inteiro. Disse ainda que a pergunta mais ingrata que alguém pode fazer a um paraense é: o que é o Círio? Eu concordo.
Talvez seja a sensação mais inexplicável do mundo. E eu que deixei de acreditar nas pessoas acho que neste dia as pessoas até ficam boas, mesmo aquelas que se acham superiores e melhores que outros têm a consciência que no Círio somos todos filhos, somos todos irmãos.
Agora me emociono com os show realizados no Círio Musical, na concha acústica do CAN: pe. Fábio de Melo encantou ao cantar com Fafá de Belém "Eu sou de lá", música que compôs pra filha da terra; Anjos de Resgate mais um ano dando um show de música e de pregações. Hoje teremos Adoração e Vida e eu estarei lá pra ver Walmir Alencar cantar "Abraço de Pai". É assim que me sinto no Círio: abençoada e abraçada pelo Pai.
No dia 12 fui com a minha princesinha andar de roda gigante. Eu morta de medo e ela dizendo: "bora didinha, eu sei que tu te garante!" Menina inteligente. Claro que fui, eu não poderia perder esse referencial de coragem. Depois da volta na roda fomos à igreja eu fiz comque ela dobrasse os joelhos e juntas rezamos pedindo perdão a Deus por nossos pecados. Ela fiz pedir perdão à Mãezinha por uma tolice muito feia que fez com sua mamãe.
Nessas horas agradeço a Deus por ter nascido nesta terra, mesmo com o desejo de ir embora daqui. Mas Deus sabe meus motivos e minhas andanças.
Enquanto isso, aproveito ao máximo a época. Em minha opinião, a mais linda do ano.
Feliz Círio a todos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olha Clau...