quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O Caderno

Na minha velha infância, rolava sempre na escola e entre os amigos da rua o famoso caderno de perguntas. Tratava-se de um questionário que ocupava todas as páginas de um caderno pequeno, enumerado, em que as pessoas que interessavam ao proprietário respondiam, mantendo a fidelidade de seus números até o final das folhas. Era mais ou menos assim... (Em tempo: se Dom Rafa seguisse esse blog eu até pediria a ajuda de seus desenhos, mas recorri ao Google mesmo. rsrs)
As perguntas eram as mais inocentes possíveis: "Qual seu filme preferido?", "Qual sua comida favorita?", "Em quem você deu o primeiro beijo?"...E lá ia a galera respondendo.
Hoje me pergunto a real intenção do "inocente" caderno: era para aproximar você do outro, fazer um novo amigo ou simplesmente xeretar a vida alheia? Se você respondeu que servia para as três coisas creio que essa seja a resposta correta.
Seria funcional, mas nem um pouco prático, se você tivesse um desses em mãos antes de apertar a mão de alguém e dizer: muito prazer ou nice to meet you para os mais afrescalhados. Eu, por exemplo, adoraria ter o tal caderno, mas trocaria as perguntas...
1. Antes de saber seu nome, me diga, você se considera um exímio mentiroso? Se sua resposta for SIM, suas perguntas terminam aqui; se for NÃO, humm, deixa eu pensar se acredito...ok, vai lá; se for MAIS OU MENOS eu vou te dar essa chance.
2. Com quantos membros da sua família você já ficou de mal?
3. Você se acha o máximo? Por quê?
4. Qual sua opinião sobre respeito às opiniões alheias?
5. Quais seus maiores defeitos? (como ser humano normal você não deve ter só um)
6. Qual sua maior qualidade? (baixe sua bola, é só uma!)
7. Se você já ajudou alguma pessoa carente, como se sentiu depois disso: orgulhoso ou normal?
8. Você já humilhou alguém?
9. Você segura os cadernos de estudantes ou cede lugar aos idosos no ônibus?
10. Você já deixou de receber troco a mais, por quê?
11. Qual o seu conceito de corrupção?
12. Qual o seu preconceito? (Faça um esforço, eu sei que você consegue, eu sei que você deve ter algum)
13. Você tem necessidade de ser elogiado, ovacionado, adorado, consultado?
14. O que você chama de amor?
15. O que você chama de amizade?
16. Você respeita a religião dos outros?
17. Qual o seu conceito de família? Você acha que tem uma?
18. Você se reavalia com frequência e nessa reavaliação consegue encontrar seus defeitos, de verdade?
19. O que você considera, efetivamente, ajudar alguém?
20. Quando alguém não é o seu espelho você acha isso um erro ou uma virtude? Por quê?
21. Você acredita em Deus?
22. Em que você acredita?
23. O que você acha da música que os outros ouvem?
24. Você sonha em ter, ser ou estar em uma ilha?
25. Com que frequência você fala olhando nos olhos?
26. Por que você leu e respondeu até aqui?
27. Por que você acha que devo saber de você?

Responda as próximas perguntas depois da minha observação na próxima página. Se minha observação estiver em AZUL, leia a pergunta 28, se em VERMELHO, leia a 29. E para os dois, caso queiram, a 30. Obrigada.

... ... ... ... ... ...

28. Vamos tomar um chop?
29. Por que você não vai tomar no cú?
30. Você poderia deixar seu recado pra mim sem firulas, sem floreios e sem mentiras?

Obrigada.

Seria mais ou menos assim. Em 30 perguntas eu não resumiria ninguém, mas já teria uma breve ideia de com quem iria lidar. Há surpresas que não têm porque nos pegar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olha Clau...