domingo, 17 de março de 2013

Marina e Ulay

Definitivamente um dos vídeos mais bonitos que já vi na minha vida. Assistindo sem conhecer a história de Marina Abramovic e Ulay, mais parece um vídeo como outro qualquer, sem saber que na verdade, trata-se de uma das mais belas histórias de amor...

"Nos anos 70, Marina Abramovic viveu uma intensa história de amor com Ulay. Durante 5 anos viveram num furgão realizando todo tipo de performances. Quando sentiram que a relação já não valia aos dois, decidiram percorrer a Grande Muralha da China; cada um começou a caminhar de um lado, para se encontrarem no meio, dar um último grande abraço um no outro, e nunca mais se ver.

23 anos depois, em 2010, quando Marina já era uma artista consagrada, o MoMa de Nova Iorque dedicou uma retrospectiva a sua obra. Nessa retrospectiva, Marina compartilhava um minuto de silêncio com cada estranho que sentasse a sua frente. Ulay chegou sem que ela soubesse e... Foi assim."

(Traduzido por Rodrigo Robleño)


Ah, seria tão mais digno se as relações acabassem assim...
Se tivéssemos o desprendimento, a coragem e o respeito de simplesmente ir embora e nos despedir de algo que foi bom, grandioso, mas que agora não rende os mesmos frutos, não desperta os mesmos sorrisos, não provoca mais as boas sensações. Assim, sem caber espaços pra mágoas e criando o famoso relicário que Nando cantou.
Não, a maioria não acaba assim, fica um visgo de mágoa que deixa cegar o que houve de bom: a cumplicidade, a paixão, a maneira como se olhavam antes do beijo...
Tenho perseguido insistentemente a ideia de não brigar antes de deixar partir, fiz isso com três pessoas: um namorado e duas "amigas". Não briguei, não gritei, eu simplesmente me despedi e mudei de estrada. Nunca é a melhor experiência da sua vida, mas é menos desgastante.
Quanto a Marina e Ulay, aplaudo de pé. O vídeo eu já vi umas 9 vezes pelo menos.

2 comentários:

Olha Clau...