sábado, 29 de outubro de 2011

Se eu fosse você.

"A vida é sempre a mesma para todos: rede de ilusões e desenganos. O quadro é único, a moldura é que é diferente."
 Florbela Espanca

Se um dia alguém lhe fez a pergunta "se você não fosse você, quem gostaria de ser?", aposto que você educadamente respondeu: " gostaria de ser eu mesma, estou satisfeita."
Fico feliz se a resposta for verdadeira, afinal, viver nossa vida e estar satisfeita com ela é o que aprovam os padrões sociais, culturais e divinos.
Eu não, hoje descobri que eu não gostaria de ser eu. Eu gostaria de ser outra pessoa.
Gostaria de ser uma pessoa que há quatro anos não tem paz. Uma pessoa que vive na iminência de ficar desempregada. Uma pessoa que, tendo nascido pobre, escolheu uma profissão pouco rentável e só valorizada nos altos escalões do clero, onde de frente com a realidade, é um lugar bem dificil de chegar. Uma pessoa que teve um filho que dá um enorme trabalho, fazendo sugar  no fim do dia o que ainda resta de força num corpo cansado de tanto trabalho. Uma pessoa que casou com alguém que desconhece o respeito, o companheirismo e a responsabilidade, que há muito perdeu a paciência e o amor (se é que ele um dia existiu). Uma pessoa que sofre humilhações terríveis de um pajé que conhece categoricamente o verbo subestimar. Uma pessoa que, com uma frequência bem maior que o normal, sempre é traída por seus "amigos". Uma pessoa frágil, sofrida e que, sendo humana, carrega um lamentável defeito: tem medo de morrer. E graças ao medo de morrer tem medo de adoecer. E por ter medo de adoecer tem medo de não ter plano de saúde particular se perder o emprego. E se perder o emprego tem medo de ser sustentada por aquele marido citado anteriormente enquanto o ciclo vai se fechando.
Se eu fosse essa pessoa eu certamente não seria feliz. Mas ficaria feliz por poder realizar a troca.
É que as vezes amamos tanto alguém, que gostaríamos de verdadeiramente inverter os papeis pra poder livrar esse alguém da dor que insiste em perdurar.
Se eu fosse você, não tentaria entender, nem julgar, apenas teria a sensibilidade de respeitar um amor sem medidas nem consequencias, e que é puro sangue.

2 comentários:

  1. Sem julgamentos.
    Existem pessoas pelas quais faríamos tudo mil vezes. Essa do texto é uma delas. E eu te entendo, pode acreditar, mas um dia as coisas hão de melhorar.
    É preciso ter fé. Não só em Deus, mas na vida e em si mesmo. Costumo dizer que Deus nos dá oportunidades, então vamos nos agarrar a tudo, porque na maioria das vezes a solução do problema vem de dentro e não de fora.
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raíssa, sua linda. Agora que vi teu comentário. Obrigada pelas palavras.É tudo o que você falou. Vc tem razão... Bjs

      Excluir

Olha Clau...