domingo, 8 de julho de 2012

Amizade desobrigada




Vejo em meus círculos, alguns sofrimentos que julgo “desnecessários” por causa de amizades infrutíferas, e por isso mesmo creio nas amizades desobrigadas. Explico.

Se sou sua amiga não sinto a necessidade de ligar ou enviar torpedos pra você todos os dias. Lembro-me de uma história sobre o poeta Paulo Hecker Filho que deixava bilhetes, livros e quindins na portaria do prédio de Mário Quintana: “Para estar ao lado sem pesar com a presença” #achodigno.

Eu não preciso ser constante na sua vida, aceitar todos os seus convites, atender todas as suas ligações, convidar você para ir a todos os lugares aonde eu for. Isso não me dá diploma ou atestado de amiga, e se fizer tudo isso não to provando nada. Isso talvez lhe faça ter certeza que eu gosto de você, mas repito, não prova nada.

Eu não conceituo amizade. É algo muito complexo. É pronome indefinido. Mas agora, depois de anos vividos e felizes, depois de tantas pessoas que fizeram e fazem parte do meu mundo, sei com quem posso contar; sei por quem não vale a pena sofrer ou gastar meu latim. Sei com quem posso dividir um sorvete, rachar uma conta, trocar duras verdades, pedir socorro, cometer deslizes e obter perdão, compartilhar um segredo, uma gripe mal curada, um gosto musical, uma tigela de açaí ou simplesmente convidar pra ir bem ali. A maturidade de anos bem vividos nos permite ter esse discernimento.

Portanto, desobrigue-se. Se você for amigo seus atos falarão por si, se não for, da mesma forma. Pratique o desapego porque amizade é como as relações amorosas: assim como encanta também pode sufocar. Deixe seu quindim na portaria e seja feliz sabendo que ali tem um pouco de você.

4 comentários:

  1. Martha Medeiros não concorda, mas eu sim. Vim deixar meu quindim na sua portaria. E agradecer por todo o apoio que você tem me dado, todo o carinho e demonstração de amizade. Você tem sido um anjo em minha vida... Beijos de carinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, estarei do seu lado sempre! Pelo carinho e amor que lhe tenho você sempre terá meu quindim. Fique com Deussua linda!

      Excluir
  2. Falou tudo. Pelo menos eu concordo contigo.
    Um abraço moça, mas sem sufocar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrsr, Obrigada Luciano! Todos que por aqui passam não sufocam, deixam seu quindim.

      Excluir

Olha Clau...