segunda-feira, 1 de março de 2010

Simplifique sua vida

"...A simplicidade é uma forma de leveza. Nas relações humanas ela faz a diferença. O que cultiva a simplicidade tem a facilidade de tornar leve o ambiente em que vive. Não cria confusão por pouca coisa; não coloca sua atenção no que é acidental, mas prende os olhos naquilo que verdadeiramente vale à pena.
Pessoas simples são aquelas que se encantam com as coisas menores. Sabem sorrir diante de presentes simbólicos e sem muito valor material. A simplicidade lhe capacita para perceber que nem tudo precisa ter utilidade. E por isso é fácil presentear o simples.
Dar presentes aos complicados é um desafio. Não sabemos o que eles gostam, porque só na simplicidade é possível conhecer alguém. Só depois que as máscaras caem pelo chão e que os papéis são abandonados a gente tem a possibilidade de descobrir o outro na sua verdade.
Eu gostaria de me livrar de meus pesos. Queria ser mais leve, mais simples. Querer uma coisa só de cada vez. Abandonar os inúmeros projetos futuros que me cegam para a necessidade do momento. Projetos futuros valem à pena, desde que sejam simples, concretos e aplicáveis. Não gostaria que a morte me surpreendesse sem que eu tivesse alcançado a simplicidade. Até para morrer os simples têm mais facilidade. Sentem que chegou a hora, se entregam ao último suspiro e se vão..."

Pe. Fábio de Melo

2 comentários:

  1. "Abandonar os inúmeros projetos futuros que me cegam para a necessidade do momento. Projetos futuros valem à pena, desde que sejam simples, concretos e aplicáveis"...

    Poxa, será que o circuito Finlândia-Islândia-Holanda vai pra gaveta por hora, pelo bem da simplicidade? Pode só um pouco?

    ResponderExcluir
  2. Não creio em circuito engavetado, nem por hora, nem um pouco. Não por mim e Campinas, mas por quem o segue e o quer.
    A lei da simplicidade não é como o sol, não nasce pra todos, mas praqueles que a desejam tal como a felicidade, que exige pouco dos mais simples.
    Em todo caso há uma solução: "puxar a 'cordinha'"...

    ResponderExcluir

Olha Clau...