segunda-feira, 8 de novembro de 2010

On the road, in the clouds

Ouça um conselho que lhe dou de graça: Viaje!
Ainda que essa viagem não seja planejada, vale a pena cada centavo gasto e cada dívida que sobra para os próximos meses no teu cartão de crédito.
Viaje!
O prazer de conhecer novos lugares, novas culturas, novos olhares, sotaques, paisagens modificadas na janela quando acordas é único e vale pra uma vida toda. Fica guardado no teu coração e nas tuas retinas. Sem contar que o bacana mesmo é poder contar pros amigos, por exemplo, que assistiu Tropa de Elite 2 na na cidade onde o filme foi rodado: Rio de Janeiro. Soberbas à parte é uma sa-tis-fa-ção e um incentivo pra que façam o mesmo.
Viaje!
Você vai passar por situações inusitadas, como por exemplo, fazer sinal pro ônibus em São Paulo sem necessidade, já que você está numa estação, porque na sua cidade é necessário, mas na deles, não!
Chega lá e é obrigado a adiantar o seu relógio em uma hora por conta do horário de verão. Daí você liga pra sua família as 7h30 da manhã e acorda todo mundo.
Viaje!
É um colírio para os olhos ver o mar de um azul incrível, único. Pereceber a arquitetura dos predios mais antigos e a dos modernos. Apreciar montanhas, morros, vales. Sentir o frio (do corpo e da espinha), o calor (do corpo e do povo). Fazer paralelos ufânísticos e se orgulhar porque na tua terra o açaí é "de verdade" e lamentar por não ter o privilégio de ter um circuito cultural tão diversificado.
Viaje!
Mas não viaje só, em boa companhia é muito melhor. A dois, a três, a quatro, a tantos quantos forem legais, parceiros, companheiros de uma aventura que te deixa extasiado, querendo acordar cedo e dormir muito tarde pra não perder nem um pouco do que o lugar oferece. Recarregue a bateria da máquina quantas vezes forem necessárias. Recarregue a sua energia, o seu humor, o seu espírito, o seu conhecimento.
Viaje!
De olhos e coração bem abertos, pra enxergar que há muito mais do que podes ver, perceber, sentir. Pra não morrer sem ter estado em outros estados. Pra conferir o inusitado e se encantar com outras paisagens. Pra respirar novos ares, fugir da rotina, comer em outra cantina.
Viaje!
Claro, aproveite a vida! Claro, ela é curta! Claro, ela urge! Claro, você se sentirá melhor, como eu me sinto agora. Mas não esqueçam o imprescindível: Deus na bagagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olha Clau...