quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Os (D)efeitos da mágoa



"Há três coisas que não voltam: 
a flexa lançada, a oportunidade perdida e 
a palavra mal dita"

Ontem, antes de dormir, jurei pra mim mesma: amanhã vou acordar a hora que eu quiser, vou trabalhar se eu quiser e se der vontade, vou ficar o dia inteiro "coçando o saco". Vou aproveitar enquanto posso!
Também ontem, antes de pensar nisso tudo eu fiquei muito magoada com a rispidez de algumas palavras a mim proferidas.. É muito cruel quando você empreende todos os seus esforços pra que algo dê certo, pra desenvolver bem um trabalho e alguém te olha e acha que não é suficiente, que você incomoda porque sempre existe uma criatura puxa saco na história, que se faz de ofendida e chega com teu chefe pra falar impropérios, transformando você num monstro que você não é. E você tá lá, quietinha no seu canto, fazendo o seu trabalho enquanto, pra variar o chefe toma as dores do lambe ovos. Claro, me diz qual chefe não curte a presença do puxa saco??? Afinal, ele faz tudo por você.
Mas como diria minha mãe: "égua, cara, é doído". As lágrimas ficaram coladas nas minhas retinas. Não as deixei cair, afinal, eles não mereciam. Desci, tomei uma água, dei uma "andada" e retornei, prometendo pra mim mesma que acabaria meu trabalho naquele dia, afinal, eu estava sendo cobrada, e muito, por algo que não dependia de mim pra ficar pronto. Mas eu olhei bem fundo nos olhos do chefe e disse: "eu vou terminar isso hoje!" 
As costam doíam, os olhos ardiam (vocês sabem o que é guardar choro), a garganta entalava, o sangue fervia quando, passados alguns minutos das nove da noite concluí minha tarefa. VITÓRIA! Eu me veria livre da hostilidade do chefe. Eu me veria livre das cobranças. Eu me veria livre de uma tarefa enfadonha. Eu me veria livre da presença do puxa saco!
Fui pra casa pensativa, chateada, absurdamente cansada e decidida a passar três meses vivendo de brisa até que as coisas voltem pro seu lugar. Tudo isso porque eu não aceito o que ouvi, eu não aceito o que senti, eu não aceito ser subestimada por algo que sempre fiz com excelêcia (tem quem reconheça isso). E penso, será que fazem de propósito?? É uma espécie de teste do tipo, vou sugar todas as tuas forças só pra ver se consegues chegar no teu limite? Só pra ver se realmente és capaz, se suportas uma tarde inteira de encheção de saco e disco furado na mesma faixa que diz: "bora, termina isso". "Siiim!!! Isso não acaba nunca?!!! "Não quero mais te ver por aqui amanhã!!!!" Essa doeu, e como doeu. Você incomodar porque tá trabalhando...
Bom, alguém vai perder nessa história e...lamentavelmente, sabemos que a corda sempre arrebenta do lado mais fraco.
Não esqueçamos que somos feitos de corpo, alma e coração. E que mesmo aquele ser que parece um brutamontes tem sentimentos. Nossas palavras mal ditas (ou malditas mesmo) causam feridas que demoram um tempo a mais pra sarar.

Um comentário:

  1. Ore pelas pessoas que te pertubam. Esqueça-as por um tempo. Evite ficar pensando no caso. Procure a Deus. Leia um bom livro: Recomendo: Fonte Viva de Emanuell pscografado por Francisco Cândido Xavier.

    ResponderExcluir

Olha Clau...