quinta-feira, 28 de julho de 2011

Sobre Princípios Básicos

Durante a Pós Graduação, nas aulas de sociolinguística ,com o querido mestre Hilton Bastos, eu aprendi uma teoria do professor Marcos Bagno sobre algumas noções que você deve ter para escrever. Referem-se aos seguintes princípios:


Ter o que dizer

Querer dizer

Poder dizer

Baseado nisso, Bagno desenvolve (e muito bem!) sua teoria, nos esclarecendo e orientando quanto aos processos de escrita. Essa foi uma das coisas que eu realmente aprendi durante o curso e na qual sempre esbarro, pois vejo que esse leque de possibilidades pode ser um pouco mais aberto.

Antes de mais nada, não estou aqui para falar de linguística, mesmo com todo meu amor por essa ciência.

Continuando... acresci à teoria do sociolinguista mais um item: Saber dizer

Esse último mais para se relacionar a outros princípios estudados pela linguística: polidez e preservação das faces.

Entendam, é essencial prestar bastante atenção nesses elementos que acabo de descrever para o bem das relações humanas, pois ainda que seu coração e mente estejam cheios do que dizer, você precisar querer dizer o que tem para dizer. Mas não basta isso! Você deve saber se o que tem de ser dito pode ser dito.

Ok.

Você tem algo a dizer, quer dizer e analisou que pode dizer, mais eis que chega o principal: você sabe dizer?? E eu não falo aqui de sua proficiência em gramática e/ou lingua portuguesa, falo de você encarar o outro de frente e ter a sensibilidade para preservar, antes de mais nada, a natureza do outro. Isso nada mais é que uma questão de respeito. Lembra? Aquele do qual se diz incansavelmente: "É bom e eu gosto!"

Falo neste meu tom brejeiro porque tenho percebido muito descaso a rolar por bocas e corações desavisados ou quiçá meramente ignorantes, que não percebem que o outro, na maioria dos casos é um SER HUMANO.

Durante meus percursos acadêmicos (e mesmo antes disso) também aprendi uma outra lição: A gente não pode exigir do outro o que o outro não tem. Então, que tal prestar mais atenção não somente no que se diz mas, principalmente, em COMO se diz.

É por essas e outras que eu te peço, meu caro amigo, que por favor me perdoe se algum dia eu não fui polida quando obrigatoriamente deveria ter sido.

Com meus beijinhos nada polidos, mas letrados.

Clau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olha Clau...