sexta-feira, 11 de junho de 2010

Excertos de Cartas entre amigos (Pe. Fábio e Gabriel Chalita)

"Esperar é reconhecer-se incompleto. É na consciência de nossa incompletude que a espera ganha mais significado".

"A globalização da economia e das informações não significou a universalização da fraternidade. Estamos engatinhando ainda em matéria de respeito".

"Calar é contemplar o que precisa ser mudado para depois lutar, combatendo o bom combate, e depois cantar uma canção nova e aí, então, amar. E calar novamente. Sim, amigo, é no silêncio dos nossos porões que habitam muitas razões".

"Envelhecemos prematuramente pela ausência de um tema. Um tema que nos conduza a viver. E aí sim vem a derrota. As outras são contingências. fazem parte da margem, apenas".

"Só o amor nos autoriza uma aproximação dos calvário do mundo. Ele é o elemento que impede a banalização, pois resguarda, envolve e proteje o sagrado que por trás da dor se esconde".

"A maldade é uma arma que permanece apontada. Há sempre uma pessoa que se dispõe a apertar o gatilho. Vez em quando somos terrivelmente atingidos por ela. É nessa hora que precisamos sobreviver. Tudo dependerá do quanto já estamos, ou não, imunes a seu poder agressor".

"As pessoas erram muito porque refletem pouco. Sofrem muito porque não administram de um jeito certo as causas que as fazem sofrer. Escolhem errado, vivem errado, amam errado. Tudo porque faltou reflexão'.

"A vida ganha novo sentido cada vez que uma boa palavra vem iluminar as varandas da nossa mente".

"Restava-me compreender que razões tantas não traríam razão alguma para uma dor que não tinha o poder de antecipar o tempo da compreensão e da aceitação. Restaria a saudade".

"Vez em quando eu me deparo com colheitas infelizes. Pessoas que descobriram que a pressa não valeu a pena. Correram atrás do mundo que estava distante, mas se esqueceram de vive ro mundo que estava a seus pés".

"Se escolhemos amar, é bem provável que nosso futuro será recheado de saudades boas. Mas se escolhemos negligenciar o amor que podemos oferecer ao outro, é certo que nos restará nas mãos um cesto de arrependimentos e remorsos".

"Tornamo-nos pessoas melhores quando somos capazes de tecer relações verdadeiras. Sem ganhadores nem perdedores. Ceder não é entregar ao outro o troféu da vitória. Longe disso. É perceber que o outro também tem razão. Que o outro existe. Que o outro merece respeito".

"O amor não se preocupa com detalhes para reparar o imperfeito; ao contrário, utiliza os detalhes para fazer perfeito aquilo que deve ser reparado com cuidado. E, com sinceridade, tudo fica mais fácil'.

"É verdade. Um ser humano só pode ser verdadeiramente grande se for capaz de tocar o coração das pessoas".

"Os pais não podem educar os filhos como se os filhos fossem os únicos no mundo. É na divisão da refeição que se ensina a deixar ao outro uma parte daquilo que me daria prazer...É nos detalhes que se forja um caráter".

"Um ser humano só pode alcançara inteireza do que é à medida que se possui. Nascemos indivíduos. Só podemos nos tornar pessoas à medida que nos exercitamos na edificação dos dois pilares: posse de si e disposição ao outro".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olha Clau...