domingo, 13 de junho de 2010

Viva São João!!

Mês de junho, que maravilha!


Creio ser este o meu mês preferido. As noites são mais estreladas. Os dias de um céu azul vibrante. Tem barraquinhas de comidas típicas, quadrilhas, cheirinho de patchouli no ar, as vestimentas multicolores dos grupos folclóricos. Nossa! Que maravilha!


Em 2008, neste mês, estava eu em São Luiz. O São João de lá é muito legal! Muito bonito!


Os festejos da época são de um colorido vibrante, e os bois são uma atração a parte, por sinal, uma variedade interessante: tem boi de matraca, de orquestra e de Zabumba. Cada um marcado por um ritmo e movimento diferente. É lindo de se ver. Até hoje trago na memória uma musiquinha que ouvi por lá: "Nos terreiros de São João eu viajei, procurando a rainha do além-mar que vem brilhar neste lugar. Onde andará a estrela..."


Pra completar, visitei Barreirinhas. Cidade interiorana que nos acolhe para a visita dos tão famosos Lençóis Maranhenses. É margeada por um rio de águas escuras e límpidas e sua orla é uma delícia. Local aconchegante para namorar. E eu aproveitei a oportunidade...


Mas voltemos a Belém com suas praças, seus concursos de quadrilhas juninas.


Ah, como eu queria ter saído um dia em quadrilha!


"Eu fiz uma fogueirinha...esperando o meu amor...tomou conta do terreiro...o forró se esquentou.."



Adorava assistir aos ensaios, apresentações. Principalmente das Misses. Pareciam possuir uma costela a menos de tão rebolantes que eram. Mas mamãe nunca deixou. Dizia minha véia que era batata nove meses depois, em fevereiro, dançarem todas na Maternidade do Povo. Coisas de mãe... que tinham fundo de verdade.


Mas eu não perdia a pose. Minhas irmã e tia fazem aniversário neste mês, e eu me enfeitava toda e dançava feito aquelas. Num show que era assistido (graças a Deus!) apenas pelos familiares. Mas eu me sentia a miss caipira requebrando ao som do Agepê e Clara Nunes: respectivamente "Mama" e "Morena de Angola" (abafa o caso!).


Cresci, continuo curtindo quadrilhas, as misses... mas agora o que me extasia é o Arrastão do Pavulagem. Noooossa, todos que por aqui residem tem a obrigação de ir à Praça da República um domingo que seja para curitr o Arraial. Eita sonzinho maravilhoso de se curtir!!! "No batalhão que é do sol, no batalhão que é da luaa...o povo na rua..."



É só reunir a turma, colocar o seu chapéu de palha enfeitado com fitas de cetim coloridas, um shortinho, uma camiseta e correr pra lá. De quebra, tomar um chopp geladinho (porque o sol não dá trégua) e saborear um churrasquinho de gato vendido alí mesmo, no meio da praça!



O Arrastão iniciou hoje, com o levantamento do mastro de Santo Antônio, mas eu não pude comparecer. Mas no próximo domingo lá estarei, quem quiser pode vir comigo, curtir uma das coisas que esta terra abençoada tem de melhor!




"Lá vem, meu Boi, lá vem, pelas ruas de Belém..."


Beijinhos letrados
Clau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olha Clau...