quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Carta Testemunho/Agradecimento

"...Amigo de tantos caminhos de tantas jornadas...me lembro de todas as lutas, meu bom companheiro. Você muitas vezes provou que é um grande guerreiro..."

Há onze anos e alguns meses, aparecia naquele pequeno gabinete uma "cabôca" assustada, inexperiente e mentirosa. Entrevistada, floriu-se de qualidades que não possuía. O curso de letras ainda distante já lhe dava sinais da escolha. O poder da palavra lhe garantiu a vaga.
- Comece amanhã.
Desde então, seguiu-se um processo de aprendizado. Armário abaixo!
Sentada ao chão, ela lia e relia processos, livros, estatutos, ofícios, memorandos. Era um mundo de coisas novas pra quem estava acostumada a ensacar pães, rechear pizzas, atender em um balcão, passar troco etc.
O computador era um bicho de tantas cabeças que não ousava crer que um dia teria controle sobre ele. Mas insistiu por muito tempo até que conseguiu segurar na mão da máquina e tornar-se amiga daquela novidade. A leitura ajudou muito, mas mais que a leitura a vivência diária com alguém que sabe como ninguém lhe entregar a vara de pesca, nunca o peixe. 
- Pesque você! Vire-se! Eu quero soluções e não problemas.
- Sim, senhor.
Aprenderam juntos a trocar valores como respeito e confiança. A adolescente era sedenta por conhecimento ainda que acabrunhada, receosa, mas livre de milindres. Sempre disponível, não havia trabalho que tivesse como resposta o "não".
Enquanto isso, com bastante vagar, o tempo foi passando e com ele a experência aos poucos se mostrando, junto com uma admiração muito forte, junto com um carinho parental.
O trabalho que desenvolveu meu amigo durante 22 anos foi alvo de admiração e motivo de espelho para outros que seguiram a mesma carreira que ele. Graças a Deus ela pôde acompanhar isso tudo de perto.
Em 22 anos foram muitas ações que modificaram a vida de muita gente, assim como na metade deste tempo também modificou a minha.
Eu era uma menina, uma cabôca que se transformou em uma profissional. Pois com essa oportunidade de trabalho pude estudar e construir um edifício sólido de conhecimento que ninguém vai tirar de mim. Ele me pertence graças a oportunidade que um dia me foi dada. Graças a esse ser humano que confiou e acreditou que nesta cabôca havia algum potencial.
E digo de todo o meu coração que foi uma honra ter crescido segurada pelas suas mãos de Joaquim Passarinho. E essa honra me deixa na obrigação de agradecer, do fundo do meu coração, por ter colocado tijolo nessa construção que formou um desenho lógico.
Este ano, ainda que com a confiança de 30.195 pessoas meu amigo não pôde manter sua vaga no poder legislativo. Uma pena! 2.000 pessoas, sabe-se lá por qual motivo, decidou que o ele não deveria continuar um trabalho bonito e sólido, que em 22 anos contribuiu para melhorar a vida de muitos cidadãos paraenses.
Eles perderam, não o senhor. O Senhor é um vitorioso de fé inabalável.
Lamentavelmente, temos o desprazer de presenciarmos neste país mesquinho palhaços assumindo cargos públicos (sem contar os que já existem). Heróis de uma gente sem educação, sustentada por bolsas-miséria, que se acomodam e não têm força de vontade pra dar um passo adiante. O que me leva a descrer definitivamente na ascenção desse país cheio de gente que se vende, que se troca, que não age de outra forma.
É necessário entender que os maus só governam o país porque permitimos ou nos omitimos. Mas essa é uma discussão infelizmente longa e desgastada, que não ressoa em quem deve, que não chega aos ouvidos e coração daqueles que deveriam e mereciam entender. E também não era a intenção deste texto.
A intenção, como o título descreveu é dar testemunho de alguém que cresceu e aparceu e hoje agradece a quem muito lhe ajudou.
JOAQUIM, MUITO OBRIGADA, MEU AMIGO!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olha Clau...