quarta-feira, 7 de março de 2012

Livro compartilhado


Estou relendo um dos livros da Martha Medeiros (Montanha Russa). Como de hábito faço a leitura no ônibus, durante o caminho ao trabalho. Dia desses fui surpreendida por um olho comprido em cima do meu livro e tenho certeza que qualquer pessoa ficaria incomodada porque simplesmente a pessoa acompanhou a leitura junto comigo. Estava doida pra oferecer o livro a ela, mas acho que a deixaria envergonhada, então, fingi que não era comigo e passei a ler mais devagar para dar tempo de a pessoa também terminar sua leitura. Comecei a me preocupar com a maneira como segurava o objeto desejado pra que nada escapasse da sua vista e me perguntava: será que está gostando?
Passando pela frente da Capelinha de Lourdes é hábito o sinal da cruz e o agradecimento, inevitavelmente tive que baixar meu amigo. Logo percebi que a parceira deu uma disfarçada e creio que só não fez o mesmo que eu porque não era a sua praia. Essa foi uma boa oportunidade pra melhorar a posição do livro para a sua leitura. Assim o fiz e ela seguiu sem esboçar nenhuma reação. Eu vez em quando ria, franzia a testa ou esboçava qualquer outra coisa. Ela engessada estava, engessada ficou. Imagina se me deixaria perceber o que fazia, a "falta de educação" que cometia. Imagina.
Pois saiba, desconhecida, eu percebi, sim! E com você pratiquei o exercício da gentileza, porque não vi problema nenhum em compartilhar minha leitura com você, mas saiba, os que pouco se importam são raros, e se vale um conselho, tente não fazer isso com quem está abrindo uma fatura de cartão de crédito, um resultado de exame, uma carta de amor (ainda existe isso?) ou outra coisa que não deva ser compartilhada. Eu aceitei porque leitura é algo que deve ser compartilhado, mas o mesmo não aconteceria com minhas particularidades, viu?
E olhe só, apesar da tentativa de disfarce eu vi bem seu rosto e quero que saiba que da proxima vez que nos encontrarmos...eu voltarei a dividir o livro com você leitora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olha Clau...