sábado, 5 de maio de 2012

A Caixa de Pandora


Pra quem não conhece, breve resumo: segundo a mitologia, Pandora foi a primeira mulher criada no céu e enviada a Prometeu. Cada um dos deuses, em sua criação, contribuiu para aperfeiçoá-la: Vênus deu-lhe beleza, Mercúrio, persuasão etc. Foi então enviada à Terra para Epimeteu, que possuía uma caixa cheia de artigos que não utilizou para criar o homem (eu duvido). Foi então que Pandora, tomada da boa e velha curiosidade feminina abriu a caixa e lá deixou escapar um monte de coisas ruins: doenças do corpo e da alma. Mesmo apressando-se para fechar a caixa novamente percebeu que havia deixado escapar quase todo o seu conteúdo, que se espalhou pelo mundo. Porém, lá no fundo, no cantinho, amassada e resguardada ficou a esperança, sinalizando que, ainda que todo o mal escape e nos tome de assalto ela estará resguardada para que possamos lembrá-la e nos ancorarmos a ela....
Hoje acordei mais cedo.
O relógio biológico anda ultimamente alterado e tenho tido dificuldades em dormir e acordar nos horários devidos. Morfeu tem me visitado já pela madruga e o horário deste post só vai confirmar o que digo. Acordei disposta  a ter um dia de paz e a resolver os problemas que me aparecessem pela frente. Acordei cheia de planos que se perderam pelo caminho e pelo adiantado das horas. Hoje a caixa de Pandora foi se abrindo aos poucos pra mim. Logo pela manhã dei de cara com um problema gerado por má informação e falta de comunicação. Ao solicitar explicações a quem me gerou o problema ouvi um "desculpa, eu sempre dou essa informação. Acho que eu não tava num bom dia quando te falei isso". O quê? Repete? Talvez eu tenha ensurdecido com as bobagens que ando ouvindo. Tratava-se da pessoa responsável por reservas em uma rede de hotéis em Belém que permitiu que o hóspede para quem eu havia feito reserva fosse proibido de se hospedar. Respira Claudiana, errar é inerente ao ser humano, dizem.
Pela tarde, com a tampa um pouco mais aberta fui cobrada por um pagamento não realizado e que também não havia sido avisada sobre ele. "Mas você não me avisou!" "- Pois é, mas deverias ter pago da mesma forma". Ãããmmm. Como assim? Até hoje não fui buscar minha bola de cristal e mandei consertar, só que não acharam uma cola que servisse para o remendo.
Ok, vou ver se me mandaram aqueeela resposta super esperada por email e que ontem reenviei porque no primeiro, descobri que nunca cheguei a dar aulas porque não consigo me fazer entender naquilo que escrevo, e percebo que a pessoa, além de não entender novamente o que eu queria, piorou a situação me apresentando mais problemas que me roubarão mais e mais tempo de trabalho e juízo. Ok, Pandora, já basta!
Recebo um telefonema de uma pessoa da família que incorporou a Pandora e deixou escapar, inclusive, a esperança. Daí daí então eu me chateio, me questiono, me aborreço com o ser humano que insiste em fazer escolhas erradas, que insiste em não colaborar e complicar a vida do outro por pura implicância, pelo simples prazer em fazer mau ao outro. Desligo o telefone péssima e obrigada a fingir para o mundo que nada está acontecendo, que eu estou feliz e que minha caixa não foi totalmente aberta. Recebo outros telefonemas mais engraçados e rio entre falsetes, finjo interesse, invento desculpas para a voz do outro lado da linha a quem meus problemas não interessam e não fazem a menor diferença.
Recebo então uma visita que sem querer toca no assunto do telefonema.. E a caixa que eu pensei ter fechado volta a se abrir lentamente a minha frente, deixando escapar todos os males do mundo, e  a minha esperança começa a colocar os pés pra fora. Enxergo Pandora desolada, acabada e sofrida. Sofro junto e tento ter as forças que já não me cabem pra colocar de volta na caixa o que tenta fugir. Disfarço. Ninguém pode perceber minha empreitada. Finjo não entender. Finjo saber. Finjo esquecer que a dor e a raiva são insistentes. Não esboço qualquer reação.
Recebo uma mensagem de um problema que não me pertence mas que me é pedida ajuda para contorná-lo e acabo ficando no meio dele e, como intermediadora, ele também acaba sendo meu. Conto até mil e abstraio.
Alguém viu a Pandora mitológica por aí?? É sério, pois essa infeliz deixou escapar esse monte de coisa ruim e tudo, em um único dia, chegou até mim. Pandora, seja mais cuidadosa ao mexer nas coisas alheias. Seja mais prudente e menos curiosa. O mundo já está podre demais.
Por hoje é só! (Eu espero...)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olha Clau...