segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

O Divã



Sexta-feira passada terminei a leitura de O Divã, de Martha Medeiros. Pra Variar, o pobre do livrinho "encerrou" seu relacionamento comigo todo riscado, multicolorido. A culpa disso é da Mercedes, uma mulher bem a minha cara e, creio, a cara de um monte de brasileiras espalhadas por aí. Mercedes é dinâmica, complexa, completa, feliz. Tão feliz que o que a amedronta é a constância de sua felicidade, é saber-se morrer dessa forma.

Mercedes despertou em mim a mulher Bombril que eu carrego. As milhares que em mim habitam, uma profusão de personalidades, imagens, cores; manifestadas de acordo com cada encontro que tenho comigo e com os outros.

Como Mercedes eu também sou um pouco homem. Talvez pela força, talvez pela coragem, talvez pelos enfrentamentos, pela rudeza que horas grita e enrigece corpo, alma e coração.

Fiquei encantada com Mercedes, talvez porque acabei por me enxergar nela em muitas passagens do livro da Martha, escritora que me ganhou pela leveza da escrita, pela forma real com que mostra suas personagens.

Quanto ao Divã da Mercedes, não seria o meu mesmo divã. Meu divã é este espaço, criado exclusivamente para mostrar minhas impressões sobre todas as coisas. Nestes textos me enxergo de alguma forma. Mantenho uma relação com eles por algum motivo. Nenhum está à tôa. Todos vêm ao meu encontro pra tentar expressar um sentimento meu.

Meu divâ eu mesma crio. Meu psicanalista sou eu e meus instintos, sentimentos, idéias, opiniões e visões de mim. A partir daí, cada um tem de mim, a Claudiana que merecer. E não são poucas...


Claudiana Soares

2 comentários:

  1. Nossa, Clau! Que texto massa! Li em poucos segundos, o devorei! Confesso que não li o livro da toda-poderosa (!!!!), mas assisti ao filme. Excelente, do meu ponto de vista. Agora que já leu o livro, vale a pena ver o filme também (porque o contrário - não sei pra você, mas pra mim - é sempre mais difícil).
    Assim como a Mercedes, és uma mulher saudável, sã. Procuras o divã (independente de qual seja) não por uma patologia, mas mais pelo auto-conhecimento mesmo. Adoro a frase que, no final do filme, resume tudo: "Se um dia eu tive problemas, não foi por falta de felicidade".
    Perfeito! Excelente texto, excelente filme, excelente Marta Medeiros (sua cara!) e excelente LIÇÃO DE VIDA!!!
    Beijos, querida amiga!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Flavinha, vc tem razão, amo a Martha meeesmo!
    Quanto ao filme, também já assisti e gostei muito, ainda mais por ser protagonizado pela excelênte Lilia Cabral, que como o próprio Manoel carlos diz: é um elenco inteiro em uma só atriz. Tudo perfeito!
    Beijinhos letrados pra vc Flá!

    ResponderExcluir

Olha Clau...